Comércio eletrônico incrementa mais de 10 milhões de novos consumidores durante a pandemia.

O e-commerce está em crescimento durante a pandemia, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mais de 11 milhões de pessoas compraram online pela primeira vez no segundo e terceiro semestre de 2020.

Com a pandemia do coronavírus, hospitais foram lotados, pessoas morreram, e uma das ações para tentar diminuir as fatalidades foi o fechamento de comércios físicos. Com o impedimento de fazer compras fisicamente, as compras online dispararam, isso levou muitos negócios, pequenos, médios ou grandes, a se reinventarem através do e-commerce. Conforme pesquisa feita pela pelo (Sebrae) Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, de 70% de micro e pequenas empresas que usaram da internet para aumentar suas vendas, 23% criaram um site próprio.

Esses dados mostram oportunidade para o mercado que pretende crescer no e-commerce, a união do digital com o físico está sendo bem utilizada por lojas varejistas, que conforme o relatório da Mastercard foram os que mais sofreram com a quarentena, onde usam os espaços físicos como lojas de conveniência e centros de distribuição para as compras online. A projeção para o crescimento das compras online é positiva, conforme relatório da XP Investimentos, a taxa deve subir 32% em 2021.

Segundo relatório da Mastercard SpendingPulse, que calcula os gastos dos consumidores, com o início da quarentena em 2020, o e-commerce brasileiro teve 75% de crescimento em relação a 2019. Um exemplo de sucesso de e-commerce pode ser ilustrado pela Magazine Luiza, que em comparação ao terceiro semestre de 2019, apresentou um crescimento de 148% em vendas online em 2020.

Diniz Fiori

Diniz Fiori, Consultor de marketing, com especialização em marketing digital. Mestre em Administração. Coordenador da pós graduação de comunicação em mídias digitais da faculdade Estácio , possui MBA em Marketing e especialização em Administração estratégica. Diretor regional da ABComm- Associação Brasileira de Comércio eletrônico. Apresenta semanalmente a coluna sobre marketing e tecnologia na Rede Mercosul News, Record News-PR.

Website: http://www.digideias.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *