Marketing de Conteúdo: Como usá-lo para atrair novos consumidores?

O mercado muda constantemente e a tendência é que, cada vez mais, as marcas com um conteúdo diferenciado se destaquem. Em muitos casos é difícil concorrer com grandes nomes que investem pesado em publicidade, entretanto, o Marketing de Conteúdo pode ajudar, já que ele é para todos, independente do tamanho da sua empresa.

Mas afinal, o que é e como funciona o Marketing de Conteúdo? Para deixá-lo bem conceituado, é um ramo do Marketing Digital, essencial para quem deseja sobreviver nessa nova era da internet. E para aqueles que não entendem sobre o assunto, vamos dar algumas dicas.

Através da criação de um conteúdo relevante e valioso, o Marketing de conteúdo busca engajar com seu público-alvo e aumentar a sua rede de clientes, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas. Desse modo, ele cria uma percepção positiva da sua marca.

Ao definir uma estratégia, você deve levar em consideração as seguintes perguntas: Estou publicando apenas em meu próprio site? Quais tipos de conteúdo estou postando: Ele é bom o suficiente? Nesse texto vamos falar sobre alguns benefícios e motivos para investir no Marketing de conteúdo. Confira:

Mais conteúdo para o seu site

Quanto mais você produzir, mais material disponível para publicar no seu blog. Desse modo, mais pessoas poderão encontrá-lo. É bom estar sempre atento à qualidade do material oferecido, ajudando a definir quanto tempo o leitor vai passar em seu site. Esse fator é importante, pois aumenta as chances dele comprar o seu produto ou serviço.

Conversão de leads

Quanto mais tempo o leitor passar em seu site, mais a taxa de conversão irá aumentar. Os resultados para gerar conversões com o marketing de conteúdo podem não ser imediatos, mas com o tempo, é possível notar que valeu a pena dedicar tempo para esse setor.

Estar presente na vida do consumidor

Por exemplo: A sua empresa é do ramo da estética onde você comercializa produtos de beleza. O conteúdo pode ser feito para um blog com várias dicas sobre o uso correto de cada um deles. Você pode dar sugestões importante para aquela pessoa que não entende de maquiagem e suas técnicas. Desso modo a marca passa a estar mais presente na vida do cliente. Na hora que a pessoa precisar renovar os produtos, com certeza a marca será lembrada.

Buscas do Google

Busque sempre melhorar o seu ranqueamento nas buscas. Quanto mais conteúdo interessante e com bons números de acesso, mais destaque para o seu site. Se você deixar de lado e não fizer nenhum conteúdo, sua visibilidade fica prejudicada, além de dar espaço para a concorrência aparecer mais.

Aumento das vendas

Por mais que o objetivo dessa estratégia de marketing não seja a venda, elas podem acontecer. Cada detalhe a mais que você oferecer pode ser considerado um conteúdo, como por exemplo: Dicas extras, vídeos explicativos, manual de como usar o produtos, etc.

Confira os 5 passos para fazer um bom marketing de conteúdo:

  • Defina uma persona e crie conteúdos específicos voltados para ela;
  • Aposte em temas que tenham a ver com a sua marca, mas atenção: Evite vender o produto em cada postagem;
  • Produza conteúdos com informações relevantes para o seu público-alvo;
  • Tenha um blog para trabalhar SEO e palavras-chave;
  • Distribua conteúdos gratuitos para criar mailing. Você pode disponibilizar um e-book exclusivo sobre um assunto e para ter acesso o leitor deixa apenas o e-mail, possibilitando que você crie uma base de mailing.

Portanto, não tem como ignorar a importância do Marketing de Conteúdo para o crescimento da sua empresa. Use ele a seu favor para atrair e fidelizar os consumidores. Aposte no seu potencial de criar um relacionamento verdadeiro e levar sua empresa cada vez mais longe.

Diniz Fiori

Diniz Fiori, Consultor de marketing, com especialização em marketing digital. Mestre em Administração. Coordenador da pós graduação de comunicação em mídias digitais da faculdade Estácio , possui MBA em Marketing e especialização em Administração estratégica. Diretor regional da ABComm- Associação Brasileira de Comércio eletrônico. Apresenta semanalmente a coluna sobre marketing e tecnologia na Rede Mercosul News, Record News-PR.

Website: http://www.digideias.com.br

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