Planejamento no E-commerce: Qual a importância dele para a sua empresa?

A implantação de um e-commerce, envolve uma série de questões que envolvem empresas e áreas necessárias para integração de uma equipe. Para que tenha um funcionamento adequado, é fundamental a busca por alguns fornecedores específicos, como: Plataforma de vendas, Agência Digital, ERP, Agência de Performance, Anti Fraude, Gateway e Pagamento, Certificado Digital, Estúdio Fotográfico, Cadastro de produtos, Operador logístico e Sistema de Atendimento ao Cliente.

Parece complicado, não é mesmo? Mas existe várias possibilidades de fornecedores para cada uma das questões apresentadas. Na maioria das vezes, o diferencial que elas oferecem se torna o fator decisivo para definir qual será escolhida para atender a sua empresa.

PLANEJAMENTO

Tudo na vida começa com um bom planejamento e para seu e-commerce dar certo a empresa precisa planejar. Essa é a primeira etapa principal de um projeto. O planejamento permite identificar o que realmente se busca com o e-commerce. Confira:

  • Tenha seus objetivos bem definidos;
  • Faça uma lista com as Estratégias da empresa;
  • Concorrentes;
  • Identificar seu ponto forte e ponto fraco;
  • Oportunidades e ameaças;
  • Como atingir seu objetivo;
  • Qual o seu diferencial;
  • Planejamento financeiro com foco em atingir os objetivos;
  • Quando e de qual forma acontecerá o retorno desse investimento.

Qualquer escolha feita em relação a fornecedores, antes mesmo de concluir o planejamento, é uma escolha arriscada. Isso porque cada resposta obtida durante o processo possibilita a escolha de um fornecedor específico para melhor atender suas necessidades. Busque sempre por profissionais qualificados para cada setor, pois cada um tem sua devida importância no resultado final de um e-commerce.

Portanto, não esqueça: Para atingir bons resultados, é preciso fazer com que o plano se cumpra. Para ter uma boa funcionalidade não pode faltar: Comunicação, Definição das metas e objetivos, monitoramento, boa gestão, evolvimento da equipe e a frequência de reuniões para definir estratégias.

Diniz Fiori

Diniz Fiori, Consultor de marketing, com especialização em marketing digital. Mestre em Administração. Coordenador da pós graduação de comunicação em mídias digitais da faculdade Estácio , possui MBA em Marketing e especialização em Administração estratégica. Diretor regional da ABComm- Associação Brasileira de Comércio eletrônico. Apresenta semanalmente a coluna sobre marketing e tecnologia na Rede Mercosul News, Record News-PR.

Website: http://www.digideias.com.br

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