O uso da Inteligência Artificial no e-commerce

A Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação com o propósito de elaborar sistemas que simulem as habilidades humanas de raciocínio, aprendizagem, planejamento, tomada de decisões coerentes, etc. Em outras palavras, Inteligência Artificial é desenvolver um sistema com a capacidade de ser inteligente.

Através da IA é possível desenvolver máquinas inteligentes o suficiente para decidir entre situações pré-estabelecidas. Graças às constantes atualizações do próprio sistema, a máquina capta informações e aprende mais à medida que o banco de dados aumenta.

A Inteligência Artificial hoje em dia é aplicada em várias vertentes da tecnologia e da sociedade. Esse ramo da ciência e utilizado em áreas como biomedicina e biotecnologia, por meio de programas inteligentes de diagnósticos médicos, dispositivos para reconhecimento de voz e caligrafia, programas de computador, jogos virtuais, robótica, etc.  

Quando aplicada no e-commerce, por exemplo, a IA facilita processos e simplifica tarefas que até então eram feitas por seres humanos.

O e-commerce, nome em inglês para comércio eletrônico, representa todo tipo de comércio ou negócio que faz transações financeiras por meio de uma plataforma eletrônica como computadores e smartphones.

A maneira de consumir, comprar e vender produtos e serviços está mudando à medida que o mercado evolui, e com o grande crescimento das lojas de varejo no mundo virtual, os consumidores desenvolveram o hábito de fazer compras através da internet.

Com o artifício da Inteligência Artificial as lojas de e-commerce conseguem melhorar a experiência do consumidor através de recomendações de produtos baseando-se em informações coletadas em compras passadas ou de itens pesquisados dentro do site.

Prospecção de clientes, negociação, acompanhamento de estoque e entrega já são processos automatizados graças o uso da inteligência artificial. Essa tecnologia, além de realizar ações repetitivas, como gerenciamento de tarefas e a otimização da segurança da loja virtual, direciona a venda através de processos como as recomendações e o cross selling (ofertar ao cliente um produto complementar ao que foi adquirido).

A Inteligência Artificial já é uma realidade na sociedade. Presente em muitas atividades e processos diários, os algoritmos estão conquistando cada vez mais espaço na vida humana, e em breve outras novidades virão para mudar o mundo que conhecemos agora.

Diniz Fiori

Diniz Fiori, Consultor de marketing, com especialização em marketing digital. Mestre em Administração. Coordenador da pós graduação de comunicação em mídias digitais da faculdade Estácio , possui MBA em Marketing e especialização em Administração estratégica. Diretor regional da ABComm- Associação Brasileira de Comércio eletrônico. Apresenta semanalmente a coluna sobre marketing e tecnologia na Rede Mercosul News, Record News-PR.

Website: http://www.digideias.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *